POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Airngo é uma marca comercial detida pela Ticket Privatresor AB.

 

A Ticket está empenhada em proteger e respeitar a sua privacidade. Para nós, é da maior importância que sinta confiança de que os dados pessoais que nos fornece estão em mãos seguras. Efetuamos o tratamento de dados pessoais em conformidade com a legislação em vigor. Na presente política de privacidade e de proteção de dados pessoais queremos divulgar, com transparência, como recolhemos, utilizamos, apresentamos, transferimos e armazenamos as suas informações e descrever como você, enquanto titular de dados, pode aceder e atualizar os seus dados pessoais.  

 

O que são dados pessoais e um responsável pelo tratamento de dados pessoais

Dados pessoais são todas as informações que, direta ou indiretamente, possam ser atribuíveis a uma pessoa singular em vida, como, por exemplo, um nome, um número de identificação, um endereço postal, um número de telefone ou um endereço de correio eletrónico. Um responsável pelo tratamento é uma pessoa ou entidade, que individualmente ou em conjunto com outras pessoas ou entidades, determina as finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais.

 

Responsabilidade pelos dados pessoais

A empresa sueca Ticket Privatresor AB é responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos neste e noutros sítios Web operados pela Ticket através de sistemas de comunicações relacionados com a Ticket e por meio de contactos com agentes de viagens e o pessoal da Ticket. A Ticket Privatresor AB é uma filial da Ticket Leisure Travel Group AB, a qual exerce uma influência dominante sobre as outras empresas do grupo. A Ticket Privatresor AB e a Ticket Leisure Travel Group AB têm, assim, uma responsabilidade conjunta em matéria de tratamento de dados pessoais. A Ticket Privat Resor AB (a seguir designada “Ticket” ou “nós”) é, no entanto, o principal contacto a quem os clientes devem dirigir-se para obter esclarecimentos ou exercer os seus direitos. 

 

Tratamento necessário de dados pessoais e tratamento mediante consentimento

A Ticket procederá ao tratamento dos seus dados pessoais apenas para poder honrar os seus compromissos contratuais consigo (i.e., para administrar e mediar as reservas que efetuou ou para assegurar a entrega das suas aquisições), porque deu o seu consentimento, para cumprir requisitos legais ou na prossecução de outros interesses legítimos. Nos casos em que o tratamento decorre do seu consentimento, tem o direito de retirá-lo a qualquer momento mediante contacto com os nossos serviços. Eliminaremos então os seus dados pessoais e cessaremos o tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Pode, no entanto, suceder que um mesmo dado pessoal é tratado tanto mediante consentimento como para a execução de um contrato, ou ainda porque esse dado é necessário para o cumprimento de outras obrigações legais ou interesses legítimos. Por conseguinte, mesmo que retire o seu consentimento e o tratamento com base no seu consentimento cesse, o dado pessoal em questão poderá permanecer armazenado para outras finalidades.  

 

Como recolhemos os dados pessoais e quais são os dados que tratamos

A Ticket recolhe os dados pessoais que nos fornece mediante a utilização dos nossos serviços digitais e através de terceiros. 

 

No contexto de reservas ou aquisições
Quando reserva uma viagem ou adquire um produto ou serviço através da Ticket, recolhemos dados pessoais para poder executar a sua encomenda. Esses dados poderão ser informações como o nome, o número de identificação pessoal, o sexo e dados de contacto, tanto da pessoa que efetuou a reserva ou a compra, como de outros viajantes. São também armazenadas informações relativas à compra, tais como, o número de encomenda/reserva, o produto ou serviço reservado/adquirido, quando e onde a reserva/compra foi efetuada e dados relativos aos pagamentos. Se deixou um comentário ou apresentou um pedido, por exemplo, relativo a refeições ou equipamentos para pessoas com deficiência, essas informações são também armazenadas para efeitos de administração dos serviços que encomendou através da Ticket. 

 

No decurso de contactos pessoais

Podemos recolher os seus dados pessoais quando nos contacta através de vários canais, por exemplo, nas nossas lojas, por intermédio do serviço de atendimento ao cliente, por correio eletrónico, através de formulários, por meio de serviços de chat, por telefone, aquando de eventos ou competições ou por qualquer outro meio. Recolhemos também os dados pessoais que sejam necessários para responder às suas perguntas ou comentários ou para tratar do seu assunto, como, por exemplo, o nome, o número de encomenda/reserva e dados de contacto. Podemos ainda recolher outras informações pessoais que você decide fornecer, como, por exemplo, perturbações alérgicas, preferências alimentares, estado de saúde ou outras informações sobre si próprio ou sobre outras pessoas que o acompanham na viagem ou estão incluídas na reserva para podermos administrar os serviços que encomendou através da Ticket.   

 

Aquando da utilização dos nossos serviços digitais
Quando visita um dos nossos sítios Web ou utiliza os nossos serviços digitais recolhemos informações sobre a sua utilização do serviço, tais como, o número IP, definições do idioma, definições da Web, sistema operativo, plataforma, resoluções do ecrã e informações sobre a sua localização geográfica. Recolhemos também informações sobre a sua navegação no sítio, as pesquisas que faz e os produtos e serviços de viagens de que está interessado. Ao iniciar sessão nas nossas plataformas e serviços online utilizando os seus dados de utilizador em redes sociais como a Facebook ou a Google, está a autorizar a partilha dos seus dados de utilizador connosco. A Ticket utiliza cookiespara efeitos de acesso a funcionalidades importantes nos nossos sítios Web e para melhorar a experiência de navegação do utilizador. Queira a este respeito consultar a nossa política de cookies.

 

Ações de marketing e admissão como membro no nosso clube de clientes 
Se aquando da sua reserva – no nosso sítio Web, nas nossas lojas ou através do nosso serviço de atendimento ao cliente – concordou em receber comunicações promocionais e/ou aderiu ao clube de clientes da Ticket, conservamos o seu endereço de correio eletrónico para lhe enviar mensagens e outras comunicações de marketing digital. Quando interage com as comunicações de marketing – por exemplo, quando abre ou clica numa mensagem ou num anúncio digital – recolhemos dados sobre essas interações e no caso de fornecer informações que nos permitam identificá-lo, relacionamos as informações sobre o seu padrão de utilização com outros dados que recolhemos sobre si. Se aceitou participar nos nossos inquéritos a clientes, poderemos igualmente armazenar as suas respostas.

 

De terceiros
Na reserva de viagens e nos contactos com a Ticket acontece que uma pessoa fornece dados pessoais relativos a uma ou várias pessoas pertencentes a um grupo de viajantes. Se a reserva não foi efetuada por si, mas por uma outra pessoa do grupo, recolhemos dados pessoais sobre si por intermédio dessa pessoa. O mesmo acontece se um terceiro nos contactar em seu nome.  

 

Se reservou uma viagem ou adquiriu um serviço através da Ticket poderemos vir a trocar informações relativas à sua viagem com as agências de viagens que operam o voo ou com as empresas que fornecerão o serviço solicitado.

 

Para manter os seus dados pessoais exatos, completamos e atualizamos os seus dados a partir de registos privados e públicos. Por exemplo, dados de endereçamento e o número de identificação pessoal.

 

Tratamento de dados pessoais

Para além do enunciado nas secções anteriores, utilizamos os seus dados pessoais para as finalidades a seguir descritas.

 

Entrega e administração de serviços e produtos encomendados

Para o cumprimento das suas obrigações contratuais, a Ticket processa os seus dados pessoais para a mediação, administração e entrega dos serviços e produtos que reservou. Entre outros, isto inclui, reservar e pagar serviços de agências de viagens e de outros fornecedores, a apresentação de documentos de viagem e a gestão de alterações. Os seus dados pessoais são também utilizados para efeitos de contabilidade, liquidação e auditoria.  

 

Atendimento ao cliente

Utilizamos os seus dados pessoais – antes, durante e depois da sua viagem – para fornecer o serviço a que tem direito por força da relação contratual com a Ticket. Podemos usar os seus dados pessoais, como o nome e o número de encomenda/reserva, para o identificar e identificar a sua viagem, bem como os seus dados de contacto, como o endereço de correio eletrónico e o número de telefone, para colocar-lhe perguntas e fornecer informações. Podemos igualmente vir a usar todos os outros dados pessoais recolhidos para tratar das suas questões ou assuntos, consoante o que for relevante em cada caso específico. 

 

Comunicações e informação

Quando reserva uma viagem ou encomenda um serviço através da Ticket, utilizamos os seus dados pessoais para enviar comunicações, como, por exemplo, confirmações de reservas, avisos de pagamento, comprovativos de pagamento e informações sobre, por exemplo, não-conformidades e ofertas relacionadas com a viagem ou o serviço. Nessas comunicações, recorremos aos dados de contacto fornecidos aquando da reserva, especialmente o endereço de correio eletrónico e o número de telefone.

 

Marketing e personalização

Nos nossos sítios Web utilizamos informações sobre os nossos utilizadores para efeitos de personalização. Em concreto, isso significa que utilizamos os dados que recolhemos sobre si e sobre a sua utilização dos nossos serviços para adequar o conteúdo dos sítios às suas necessidades e interesses quando nos visita. Recorremos também à personalização na nossa comunicação através de redes sociais e na publicidade em sítios Web de terceiros. Queira consultar a nossa política de cookiespara saber como proceder para recusar a utilização de cookies. Note, no entanto, que ao desativar os cookiesestará impedido de utilizar todas as funcionalidades dos nossos sítios Web.

 

Se consentiu receber comunicações para efeitos de comercialização, poderemos nesse caso utilizar os seus dados pessoais para lhe enviar comunicações de marketing orientado por correio eletrónico ou através de outros canais digitais. Poderemos também utilizar o seu histórico de reservas, o padrão de utilização e as suas preferências para adequar o conteúdo das ações promocionais, apresentando-lhe as ofertas que nós pensamos serem mais relevantes e interessantes para si. Pode, a qualquer momento, opor-se ao envio das comunicações de marketing clicando na ligação de cancelamento que encontra nas mensagens promocionais por correio eletrónico ou contactando as nossas lojas ou o serviço de atendimento aos clientes.

 

Desenvolvimento de serviços e das operações

Utilizamos os dados que recolhemos sobre os nossos clientes para avaliar, desenvolver e melhorar os nossos serviços, para formar o pessoal e para corrigir deficiências e melhorar a segurança, designadamente detetando e combatendo o abuso dos serviços, a fraude e outras infrações. Este tratamento assenta numa ponderação de interesses, pois isso contribui para garantir que os clientes possam utilizar os nossos serviços com segurança e para melhorar continuamente os nossos serviços. Para tal, recorremos essencialmente a dados anónimos ou anonimizados numa base agregada, mas pode também dar-se o caso de utilizarmos dados pessoais já recolhidos, caso sejam relevantes. Para melhorarmos os nossos serviços, podemos também contactá-lo para efeitos de estudo de mercado. 

 

Requisitos legais

Por último, o tratamento dos seus dados pessoais poderá também ter lugar para assegurar o cumprimento de obrigações legais e regulamentares, por exemplo, em matéria de segurança, contabilidade e reclamações.

 

Divulgação de dados pessoais

A Ticket é uma empresa de mediação de viagens e serviços. Para administrar e fornecer os produtos e serviços que você reserva ou adquire, precisamos de partilhar os seus dados pessoais com as empresas de viagens e outras empresas que prestam esses serviços.

 

Como a Ticket intermedeia viagens para todo o mundo, está em contacto com inúmeras empresas que prestam serviços de viagens (por exemplo, companhias aéreas, hotéis, empresas de aluguer de automóveis e prestadores de serviços nos destinos) fora do território da UE e do Espaço Económico Europeu (Estados-Membros da UE e Noruega, Islândia e Listenstaine). Portanto, poderá dar-se o caso de os dados pessoais serem transmitidos a empresas nesses países para as finalidades já descritas.

 

Para poder exercer e desenvolver a nossa atividade e oferecer aos clientes melhores serviços, ofertas e comunicações, utilizamos uma diversidade de serviços e sistemas informáticos, soluções de comunicação, sistemas de gestão de clientes e de processos, ferramentas de análise e pesquisa, soluções de pagamento e parceiros comerciais que nalguns casos poderão armazenar e tratar dados pessoais.

 

A Ticket poderá também vir a partilhar os seus dados pessoais com outras empresas do grupo Ticket Leisure Travel Group AB e também com uma organização à qual vendemos ou transferimos (ou negociamos a venda ou transferência) parte de nossa atividade ou algum dos nossos direitos e obrigações decorrentes de qualquer contrato celebrado consigo. Se a transferência ou venda for efetuada, a organização que recebe os seus dados pessoais poderá usá-los em conformidade com a presente Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais. 

 

Para efeitos de cumprimento de obrigações legais, ou caso a lei o permita, poderemos partilhar dados pessoais com o Estado e as autoridades, na medida em que tal seja necessário. 

 

Todas as transferências são realizadas na prossecução das finalidades do tratamento dos seus dados pessoais conforme descrito acima. Tomamos todas as medidas legais, técnicas e organizativas razoáveis para garantir que os seus dados pessoais sejam tratados com segurança e com um nível de proteção adequado quando transferidos para ou partilhados com terceiros. Nos casos em que transferimos dados pessoais para um fornecedor que seja um subcontratante nosso, concluímos sempre os necessários acordos para garantir que mantemos o controlo sobre os dados e que estes são tratados de modo legal com a máxima segurança pelo nosso subcontratante. 

 

Ligações para outros sítios Web

Os sítios Web da Ticket, as comunicações por correio eletrónico e outros serviços podem conter ligações para sítios de empresas e organizações que têm políticas de privacidade e de proteção de dados pessoais próprias. As funcionalidades nos nossos sítios Web podem também estar ligadas a redes sociais, como a Facebook ou Google, as quais têm também políticas próprias. Aconselhamos, por conseguinte, que leia atentamente as condições e políticas de privacidade e de proteção de dados antes de fornecer dados pessoais nos sítios Web de outras organizações e empresas, visto que a Ticket não se responsabiliza pelo tratamento de dados pessoais dessas organizações.

 

Armazenamento de dados pessoais

A Ticket conserva os seus dados pessoais apenas durante o período de tempo necessário para a prossecução das finalidades subjacentes ao tratamento em conformidade com a presente política de privacidade e de proteção de dados pessoais.

 

Se deu o seu consentimento à receção de comunicações de marketing ou for membro do clube de clientes da Ticket, os seus dados são conservados até que retire o seu consentimento e/ou ponha termo ao seu estatuto de membro. Pode, a qualquer momento, retirar o seu consentimento clicando na ligação de cancelamento que encontra nas nossas mensagens eletrónicas para fins de marketing ou contactando as nossas lojas ou o serviço de atendimento aos clientes. Pode igualmente pôr termo à sua participação no clube de clientes através das nossas lojas ou contactando o serviço de atendimento aos clientes.

 

Mesmo que não tenha dado o seu consentimento à receção de comunicações promocionais ou for membro do clube de clientes da Ticket, os dados pessoais recolhidos aquando das reservas são conservados até que tenham decorrido três anos após a sua última reserva. Sendo assim, se não efetuar qualquer reserva durante três anos, os seus dados pessoais serão eliminados da nossa base de dados de clientes. 

 

Se tiver contactado a Ticket por telefone, poderemos conservar os registos de chamadas e eventuais gravações das suas chamadas por um período máximo de ano. 

 

Nos casos em que os dados pessoais são conservados no cumprimento de obrigações legais, por exemplo, a Lei da Contabilidade, são os requisitos legais que determinam o prazo de conservação dos dados.

 

O mesmo dado pessoal pode ser armazenado em diferentes sítios para diferentes finalidades. Sendo assim, um dado que foi eliminado de um sistema por deixar de ser necessário, poderá permanecer armazenado num outro sistema para outra finalidade, continuando, portanto, a ser necessário.

 

Proteção dos seus dados pessoais

Reconhecemos a elevada importância e necessidade de garantir a segurança e a gestão dos seus dados pessoais. Adotamos medidas de segurança adequadas de forma a proteger os dados pessoais que nos são disponibilizados contra a sua difusão, perda, acesso não autorizado, uso indevido, alteração ou eliminação. Aplicamos os princípios da proteção de dados desde a conceção e por defeito, avaliamos continuamente os riscos decorrentes do tratamento de dados pessoais e tomamos as medidas de segurança necessárias para reduzir os riscos. Formamos o nosso pessoal continuamente nas questões de proteção de dados. Os nossos empregados são instruídos a respeitar e observar estritamente a legislação em vigor em matéria de tratamento e proteção de dados pessoais. A Ticket tem um encarregado da proteção de dados com a responsabilidade global pelo tratamento de dados pessoais no Grupo.

 

Os seus direitos

A Ticket é responsável por assegurar que os seus dados pessoais são tratados em conformidade com a legislação aplicável. Mediante pedido, ou por iniciativa própria, procederemos à retificação, eliminação ou completação dos dados detetados como inexatos, incompletos ou erróneos. Os dados que já não temos o direito de continuar a tratar para fins legítimos serão eliminados em definitivo.  

 

Assiste-lhe o direito de solicitar a completação, retificação e, em alguns casos, a eliminação dos seus dados pessoais. Tem também o direito de solicitar a limitação do tratamento dos dados pessoais a certas finalidades, bem como opor-se ao tratamento (por exemplo, se questionar a exatidão dos dados ou a legalidade do tratamento).  

 

Tem também o direito de, mediante pedido por escrito e assinado, receber gratuitamente excertos dos registos da Ticket, sobre, entre outros, os dados pessoais registados sobre si, a finalidade do tratamento e os destinatários a quem os dados pessoais tenham sido ou vão ser transmitidos.

 

Caso se oponha ao tratamento dos seus dados pessoais para, por exemplo, efeitos de comercialização direta, tem o direito de retirar o seu consentimento cancelando o envio de mensagens eletrónicas para fins de marketing ou contactando os nossos serviços de atendimento. Quando recebermos a sua revogação, cessaremos o tratamento dos dados pessoais para as finalidades previamente consentidas.


 

Contactos e reclamações, etc.
A Ticket designou um encarregado da proteção de dados responsável pelo controlo do cumprimento das regras vinculativas aplicáveis ao tratamento de dados pessoais. Se tiver qualquer dúvida ou observação relativa à presente política de privacidade e de proteção de dados pessoais ou sobre o modo com recolhemos, armazenamos e utilizamos os dados pessoais que lhe digam respeito, não hesite em contactar o encarregado da proteção de dados através do endereço gdpr@ticket.se.

 

Se considerar que a Ticket ou qualquer outra empresa trata os seus dados pessoais em violação da legislação aplicável em matéria de proteção de dados, queira dirigir-se à Autoridade Sueca de Proteção de Dados

 

Para solicitar um excerto dos registos da Ticket, queira contactar o nosso encarregado da proteção dados através do endereço abaixo:

 

Ticket Privatresor AB

Att: GDPR

Box 151

131 08 Nacka

Sverige

 

Faça o seu pedido por escrito e envie-o juntamente com a fotocópia de um documento de identificação válido e a sua assinatura original. 

 

Alterações à presente política de privacidade e de proteção de dados pessoais

De tempos a tempos, poderemos proceder a alterações à nossa política de privacidade e de proteção de dados pessoais. Em caso de alterações importantes, será informado com uma antecedência razoável em conformidade com a lei. A política atualizada será apresentada no nosso sítio Web com uma nova dada e um novo número de versão. Neste contexto, queira visitar regularmente o nosso sítio Web.

 

Versão 1.0, atualizada em 2018-05-22